Todas as atividades da FLIRO são regidas e coordenadas pelo coletivo Vários Mundos, composto por três pesquisadores da área de produtos e linguagens da cultura midiática: João Araújo, Lara Carvalho e Marcelo Lima. Os três são pós-graduados com pesquisas sobre roteiro, narratologia e dramaturgia, e dois deles são escritores e roteiristas de reconhecida trajetória, premiações e produtos assistidos/lidos por centenas de pessoas. O trio atua conjuntamente nas atividades de produção e de curadoria do evento.

curadoria

João Araújo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, no qual é membro do grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de Comunicação Audiovisual também pela UFBA, além de professor da Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual em Multiplataformas da UFSCar. Hoje, atua como professor, pesquisador, autor, coordenador e produtor executivo em empreendimentos diversos financiados por editais públicos de incentivo à cultura. Dentre esses empreendimentos, destacam-se na pesquisa a coordenação dos projetos de investigação Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos (Lei Aldir Blanc Bahia 2020), Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana (fundo setorial de audiovisual 2019) e, atualmente, Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano (financiado pela Lei Paulo Gustavo, 2024).

Lara Carvalho

Lara Carvalho é Professora de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda e Mestre pelo Póscom/UFBA. Soteropolitana, atua como roteirista e diretora, integrando o grupo de pesquisa (An)arqueologias do Sensível. Publicou "Cinema: substantivo feminino" (2024) e "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" (2022). Pesquisa cinemas feitos por mulheres, cineastas latinoamericanas e questões do corpo, do sensível e da ritualidade no audiovisual. Assina os roteiros de projetos como Meridianos, 56 Dias, Menarca, Quitéria, Escorço, Fórmula Dreams, Damiano e Hyperkart. Finalista do Sundance Episodic Lab e vencedora do Concurso Narratologia 2023, atualmente desenvolve o curta de animação Mar Subversivo e o longa Até o Amanhecer.

Marcelo Lima

Marcelo Lima é roteirista de HQs, podcasts e Audiovisual e Doutor em Comunicação. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro pela HQ “O Bicho que Chegou a Feira” e o Troféu Angelo Agostini pela “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira”. Foi roteirista de Auts (Takapy), Mundo Ripilica (Marisol/SP) e da série live-action Passinho (Disney+), além da primeira temporada de Formula Dreams (HBO Max). Co-criou Pequenos Narradores (Takapy) e Galera da Praia (Griot Filmes) na TV Rá-Tim-Bum. Em 2023, lançou a HQ infantojuvenil Os Afrofuturistas. Em 2025, dirige "Histórias de Roteiristas Negros" e é professor de roteiro para podcasts no Instituto Serrapilheira.