participantes

  • Graduada em Letras Vernáculas, especialista em Metodologia e Ensino da Língua Portuguesa, Mestre em Literatura (UEFS), Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura (UFBA), Pós-doutorado sobre as relações das novelas de Gilberto Braga com a literatura do século XXI. Autora dos livros de crônicas Nós que apagamos a lua, 21 histórias para guardar e Água de Alevante, mais 28 histórias para guardar e dos minicontos Pespontos e diversos artigos e livros acadêmicos. criadora do www.entretelas.blog.br e do @entretelasblog.

    Participa na FLIRO como palestrante na mesa Intertextualidade Literária em Roteiros Audiovisuais (domingo, 14/09, 14h às 15h50min).

  • Alexandre Linck é Graduado em Cinema (UNISUL), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL) e Doutor em Literatura (UFSC). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL-UNISUL). É pesquisador de Estética, Cultura e Quadrinhos, com publicações acadêmicas fora e dentro do Brasil. Atualmente é o responsável pelo perfil Quadrinhos na Sarjeta, com milhões de visualizações no Youtube e outras redes sociais.

    Participa na FLIRO como palestrante nas mesas O roteiro enquanto Literatura, o roteirista enquanto escritor (sexta-feira, 12/09, 18h30min às 20h10min) e O roteiro nas HQs enquanto literatura (sábado, 13/09, 16h às 17h50min).

  • Carollini Assis é gestora de negócios criativos na área audiovisual. Especialista em Roteiros para Tv e Vídeo e em Escrita Criativa. Estudou Realização Cinematográfica na EICTV/ Cuba. 23 anos de experiência em Televisão, produziu para afiliadas da Globo, Band e SBT. Criadora da Live de Roteiristas e do SSA Adapta, festival voltado para o negócio da adaptação literária. Ministra cursos e oficinas, foi mentora de Documentário no projeto Sala de Roteiristas, professora de Roteiro na formação SALCINE, e produziu o Curta Colaborativo, capacitação audiovisual para 100 jovens. Diretora da Bocapiu Conteúdo Criativo, coordenando uma equipe de seis roteiristas sob demanda. É uma das diretoras da AUTORAIS – Associação de Roteiristas da Bahia. Foi selecionada pela Amazon, Bravi e Icab para a formação em showrunner Brasil no Set, com o projeto Anavantu. Foi roteirista colaboradora da série de ficção Beija Flor da Capoeira, da Boca a Boca Filmes. Sua primeira série de ficção como criadora e roteirista, Pensão Ludovico, está em pós produção pela Bahia Visual. 

    Participa na FLIRO como mediadora na mesa Intertextualidade Literária em Roteiros Audiovisuais (domingo, 14/09, 14h às 15h50min).

  • Estreou como dramaturga em 1975, com o musical Marylin Miranda, e possui dezenas de peças já encenadas e várias premiadas, como: A Terceira Margem (1981), Castro Alves (1994) e Joana d’Arc (2010). Dos textos para teatro, vários foram publicados, como Marmelada: uma comédia caseira, Noivas, Lábaro Estrelado, Bocas do Inferno e O Bom Cabrito Berra. É autora dos poemas de Ágora: Praça do Tempo (1979) e O Cruel Aprendiz (2009), de narrativas como A Terceira Manhã (Imago, 2004), Gabriel e o Anjo da Bagunça (Caramurê, 2011), Boca de Cena (2019) e dos ensaios críticos As Estratégias do Drama (EDUFBA, 1995); Senhora Dona Bahia: poesia satírica de Gregório de Matos (EDUFBA, 1996) e A gargalhada de Ulisses: a catarse na comédia (Perspectiva, 2008), este último indicado ao Prêmio Jabuti 2009. É Professora Emérita da UFBA, docente permanente do PPGAC/UFBA, pesquisadora do CNPQ, membro da Academia de Letras da Bahia e líder do grupo de pesquisa DRAMATIS.

    Participa na FLIRO como palestrante na mesa Texto teatral também é roteiro? (domingo, 14/09, 16h às 17h50min).

  • Roteirista e diretora, com séries e telesséries desenvolvidas para a HBO Max, NBCUniversal, e outros players, pelas produtoras Giros Filmes, Prodigo Films, Paranoïd BR, Jabuti Studios e Floresta/Sony Pictures. Roteirista e montadora formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, La Habana, Cuba, e com Master 2 em Direção pela École Supérieure d'Audio-Visuel, Université de Toulouse, França, Ceci é doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Produtora, curadora, professora, jornalista e palestrante, seu trabalho autoral possui um viés musical e suas obras têm, como missão, desenvolver questões políticas e dar protagonismo aus excluídes. É reconhecida curta-metragista e documentarista, com premiações no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos atuais, está a série documental Carlinhos Brown em Meia Lua Inteira, para a HBO Max, no qual foi chefe da sala de roteiro e uma das diretoras; e a novela Dona Beja, também para HBO Max, no qual foi uma das roteiristas colaboradoras. Além disso, participou das salas de roteiro das séries Torto Arado (HBO Max) e (In)Vulneráveis (NBCUniversal), ainda sem data de estreia.

    Participa na FLIRO como palestrante homenageada na mesa de encerramento da programação do Sábado, 13 de Setembro (18h30 min às 20h).

  • Roteirista, Dramaturgo, e Diretor Artístico nascisco em Salvador, com experiência em televisão, teatro e cinema. Atuou como Gestor de Comunicação Sóciocultural e Cultura Afrobrasileira nos setores público e privado.  Acumula direções artísticas de grandes espetáculos, programas de TV e DVDs musicais em parceria com artistas como Lázaro Ramos, Regina Casé, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Iza, entre outros. Foi o primeiro Redator Final Negro da Televisão aberta no Brasil, com o Programa Lazinho com você/TV Globo (2011). Além de acumular vasta experiência em consultoria para teledramaturgia, como dramaturgo tem mais de 30 textos teatrais encenados no Brasil, entre eles, o musical  biográfico “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, o qual também assina a direção artística. Em 2020 ganhou o prêmio de Melhor Roteiro de Cinema no Festival de Cinema de Memphis/EUA junto com Lusa Silvestre, Lázaro Ramos e Aldri Anunciação.

    Participa na FLIRO como palestrante homenageado na mesa de encerramento da programação do Domingo, 14 de Setembro (18h30 min às 20h).

  • Idealizador da Aoca Game Lab e do ÁRIDA, a premiada série de games ambientada no sertão brasileiro. Atua como Produtor, Game Designer e Diretor Criativo. Com mais de 16 anos no setor, combina suas paixões por História e Game Design para criar produtos inspirados pela cultura popular brasileira.

    Participa na FLIRO como palestrante na mesa O roteiro nos games enquanto literatura (sábado, 13/09, 14h às 16h50min).

  • Doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como linha de pesquisa a dramaturgia. Especialista em Roteiros para Audiovisual, atua em pesquisa, ensino, consultoria e criação artística. Desenvolve dramaturgia para teatro, cinema e televisão desde 2008. Vencedor em 2023 na categoria Melhor Texto no Prêmio Braskem pelas peças “Cintilante (2023)” e “Aviamentos (2022)”. Participou da Oficina de Teledramaturgia para Novos Autores da Rede Globo (2010); Na televisão, o trabalho mais recente foi a criação de “Beleza da Noite”, integrando o Programa de Expansão de Dramaturgia da Rede Globo (2022). Roteirista do longa de ficção Café e Outras Pessoas (2026).

    Participa na FLIRO como palestrante na mesa Texto teatral também é roteiro? (domingo, 14/09, 16h às 17h50min).

  • Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, no qual é membro do grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Foi professor substituto das disciplinas Estética da Comunicação e Oficina de Comunicação Audiovisual também pela UFBA, além de professor da Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual em Multiplataformas da UFSCar. Hoje, atua como professor, pesquisador, autor, coordenador e produtor executivo em empreendimentos diversos financiados por editais públicos de incentivo à cultura. Dentre esses empreendimentos, destacam-se na pesquisa a coordenação dos projetos de investigação Jogos de Todos os Santos: um estudo da construção de mundos ficcionais nos videogames baianos (Lei Aldir Blanc Bahia 2020), Vários Mundos, Uma Bahia: Um Estudo da Ficção Seriada Baiana (fundo setorial de audiovisual 2019) e, atualmente, Lentes Coloridas: Profissionais LGBTQIAPN+ no Audiovisual Baiano (financiado pela Lei Paulo Gustavo, 2024).

    Coorganizador do evento. Participa na FLIRO como palestrante na mesa O roteiro enquanto Literatura, o roteirista enquanto escritor (sexta-feira, 12/09, 18h30min às 20h10min) e mediador na mesa O roteiro nas HQs enquanto literatura (sábado, 13/09, 16h às 17h50min)

  • Lara Carvalho é Professora de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda e Mestre pelo Póscom/UFBA. Soteropolitana, atua como roteirista e diretora, integrando o grupo de pesquisa (An)arqueologias do Sensível. Publicou "Cinema: substantivo feminino" (2024) e "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" (2022). Pesquisa cinemas feitos por mulheres, cineastas latinoamericanas e questões do corpo, do sensível e da ritualidade no audiovisual. Assina os roteiros de projetos como Meridianos, 56 Dias, Menarca, Quitéria, Escorço, Fórmula Dreams, Damiano e Hyperkart. Finalista do Sundance Episodic Lab e vencedora do Concurso Narratologia 2023, atualmente desenvolve o curta de animação Mar Subversivo e o longa Até o Amanhecer.

    Coorganizadora do evento. Participa na FLIRO como palestrante na mesa O roteiro enquanto Literatura, o roteirista enquanto escritor (sexta-feira, 12/09, 18h30min às 20h10min) e mediadora nas mesas de encerramento da programação do Sábado, 13 de Setembro, com homenagem a Ceci Alves (18h30 min às 20h) e Texto teatral também é roteiro? (domingo, 14/09, 16h às 17h50min).

  • Bolsista  de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Os Pós-doutorados foram na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem (Universidade de Turim, na Itália), Jogos e narrativas seriadas (FACOM/UFBA), Crianças, adolescentes, jogos digitais e proteção e segurança de dados (Universidade de Barcelona/Capes Print). É docente e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC - UFBA, professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência e coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais - UFBA. 

    Participa na FLIRO como palestrante na mesa O roteiro nos games enquanto literatura (sábado, 13/09, 14h às 16h50min).

  • ⁠Luh Maza é diretora e roteirista, fundadora da Maza Filmes e Produções. Escreveu para séries como Sessão de Terapia (Globoplay), pelo qual foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteirista do Ano; e Da Ponte Pra Lá (HBO Max), da qual além de roteirista foi diretora. Consultora de De Volta Aos 15 (Netflix) e roteirista-chefe da adaptação inédita de Torto Arado.

    Participa na FLIRO como palestrante nas mesas O roteiro enquanto Literatura, o roteirista enquanto escritor (sexta-feira, 12/09, 18h30min às 20h10min) e Intertextualidade Literária em Roteiros Audiovisuais (domingo, 14/09, 14h às 15h50min).

  • Marcelo Lima é roteirista de HQs, podcasts e Audiovisual e Doutor em Comunicação. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro pela HQ “O Bicho que Chegou a Feira” e o Troféu Angelo Agostini pela “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira”. Foi roteirista de Auts (Takapy), Mundo Ripilica (Marisol/SP) e da série live-action Passinho (Disney+), além da primeira temporada de Formula Dreams (HBO Max). Co-criou Pequenos Narradores (Takapy) e Galera da Praia (Griot Filmes) na TV Rá-Tim-Bum. Em 2023, lançou a HQ infantojuvenil Os Afrofuturistas. Em 2025, dirige "Histórias de Roteiristas Negros" e é professor de roteiro para podcasts no Instituto Serrapilheira.

    Coorganizador do evento. Participa na FLIRO como palestrante nas mesas O roteiro enquanto Literatura, o roteirista enquanto escritor (sexta-feira, 12/09, 18h30min às 20h10min) e O roteiro nas HQs enquanto literatura (sábado, 13/09, 16h às 17h50min), e como mediador na mesa de encerramento da programação do Domingo, 14 de Setembro, com homenagem a Elísio Lopes Jr. (18h30 min às 20h).

  • Roteirista, diretor e produtor e sócio fundador da Gran Maître Filmes. Possui mestrado profissional em Roteiro pela instituição Chavón da República Dominicana e Direção Cinematográfica pela AIC. Fez parte da turma de 2023 do programa de aceleração da Netflix para roteiristas negros e povos originários e, no início de 2025, concluiu um curso intensivo  de cinema na New York Film Academy. Escreveu e dirigiu os curtas-metragens “O Vizinho de Frau Kutner” (2019), “O Último Grão de Areia” (2021), “Caluim” (2023) que foi premiado e passou em mais de 40 festivais nacionais e internacionais e “Meu Pai e a Praia” que teve sua estreia mundial na 13ª edição do Africa International Film Festival, na Nigéria. Atualmente está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem: “Alex”, que foi um dos projetos selecionados para o DiALAB e Residência Base, além de desenvolver uma série de ficção científica chamada “Cangaço Hightech”.

    Participa na FLIRO como mediador na mesa O roteiro nos games enquanto literatura (sábado, 13/09, 14h às 16h50min).