O evento FLIRO - “Festa da Literatura e do Roteiro” tem a proposta de movimentar o cenário audiovisual e literário de Salvador com um fim de semana inteiramente dedicado à discussão do roteiro enquanto criação literária. Para tanto, haverá um total de cinco painéis, dois relatos de experiência e uma atividade formativa, além de dois momentos de socialização entre os participantes do evento, a serem realizados no Mezanino do Arquivo Público. 

Os painéis foram elaborados para aprofundar reflexões técnicas, criativas e do próprio lugar do roteirista no ambiente literário. Nesse sentido, a proposta é a de que nenhum deles seja exclusivamente composto quer por acadêmicos, quer por agentes do mercado, de modo que perspectivas de criadores e pensadores possam se imiscuir em todas as mesas. Dentre os convidados para esta atividade estão roteiristas e pesquisadores atuantes na Bahia.

Os relatos de experiência, por sua vez, serão dois momentos de homenagem a roteiristas convidados para celebrar suas carreiras contando ao público quais os desafios vividos, pontos altos de sua jornada numa conversa informal com os curadores do projeto.

Já a atividade formativa será uma Formação Básica em Roteiro que será ofertada para jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas de Salvador.

Por fim, os momentos de socialização propõem confraternização no dia de abertura, sessão de lançamentos de livros no segundo dia e uma noite de encerramento no terceiro dia, de forma a promover networking de ideias e profissionais.

No total serão oferecidas mais de 20 horas de atividades gratuitas com convidados reconhecidos nos ambientes profissional e acadêmico em um debate aprofundado sobre a criação literária a partir de um ponto de vista praticamente não explorado no Brasil. Espera-se que mais de 200 pessoas sejam impactadas pelo evento.

sobre